Enhanced People

Fim do período sabático

Posted on: 1 agosto 2008

Nos próximos dias chegará ao fim meu período sabático, uma interrupção que resolvi fazer na minha vida profissional, dedicada exclusivamente aos estudos e à reflexão sobre a vida e a carreira.

Não pude fazer tudo que pretendia e não li todos os livros que desejava, mas foi um período suficiente para participar de uns 10 bons cursos ou workshops, entre eles o Empretec. Aguardava desde 2004 uma oportunidade para fazê-lo e confirmando a expectativa, é imperdível. Um bom tempo também foi dedicado à formação e preparação para a certificação PMP. Outros foram cursos relacionados à liderança, negociação, análise de negócios, engenharia de software, gerenciamento de projetos e empreendedorismo. Alguns dos livros lidos tinham relação com os assuntos dos cursos, mas houve espaço para muita leitura sobre o mercado financeiro, passando por assuntos como tomada de decisões, técnicas de aprendizado, novas linguagens de programação e até sobre o comportamento do cérebro humano.

Neste período defini que eu ficaria longe de todas as atividades que faziam parte da minha rotina profissional, mas agora voltarei ao trabalho. Os próximos meses ainda serão dedicados aos estudos, de gerenciamento de projetos, gestão, fusões e aquisições, e ainda buscarei aprender um pouco mais sobre Balanced Scorecard, relacionado ao planejamento estratégico, que também me interessa muito. Isso até dezembro pois para 2009 há novos planos!

Como um dos motivos desta pausa seria para reflexão sobre a carreira, reflexão essa já desejada desde o término do MBA, há 2 anos, seria natural que houvesse alguma mudança de rumo, e a principal definição foi a de que desejo atuar com Private Equity, além de aprender algumas coisas em empresas de área diferentes das que já atuei. Vai ser interessante recomeçar algumas coisas. Capital de risco, carreira de risco, mas tem muito a ver com o que gosto.

Mas voltando ao período sabático, algumas coisas realmente ficaram para trás: foi possível começar a ler uns 15 livros e terminar uns 8 ou 9, mas li bem menos do que realmente gostaria, principalmente porque em determinado momento tive que “me proibir” de ler sobre assuntos não relacionados a gerenciamento de projetos de acordo com o PMI, pois o objetivo nos últimos meses era justamente estudar para a certificação, e estou atrasado nisso.

Gostaria também de ter passeado mais por São Paulo. Sai para andar a pé pela cidade apenas uma vez. Que cidade linda, há lugares fantásticos por aqui, mas isso será assunto para algum artigo futuro. Mas deveria ter saído mais vezes.

A principal coisa que deixei de fazer foi morar em outro país por algum tempo, e nisso acho que deveria ter insistido mais comigo mesmo. Gostaria de ter estudado algo relacionado a negócios nos Estados Unidos e a princípio vi que não era tão fácil obter o visto para toda a família e não encontrei opções baratas para ficar com todos por lá. Depois comecei a olhar cursos no Canadá e a dificuldade com a moradia para família também me desestimulou. No final encontrei muitos bons cursos em São Paulo e resolvi ficar por aqui, mas acho que deveria ter tido mais persistência, principalmente porque teria tempo e a cotação do dólar está ajudando. De qualquer forma o sonho fica apenas adiado, pois já tenho planos para o futuro visando concretizar este desejo.

Uma coisa boa foi que realmente não vi televisão, absolutamente nada além de alguns pouquíssimos jornais, uns 3 ou 4 episódios de Kitchen Nightmare, dos episódios de O Aprendiz 5, das corridas de Fórmula 1 e do Manhattan Connection. Ótimo saber que me livrei disso.

Pude ainda fazer algumas coisas que não conseguia nestes últimos anos de trabalho sem dia e sem horário: almoçar com meu pai e jantar com minha mãe são exemplos de coisas boas que pude fazer. Pude ver que existem feriados e aprendi que metrô é muito prático e que posso deixar o carro na garagem muitas vezes.

Acabei não jogando video-game, não assistindo mais do que 2 filmes e não indo ao cinema nem mesmo uma vez. Realmente ocupei meu tempo com coisas mais sérias, mas poderia ter sido um pouco mais flexível, porém realmente é difícil se desligar totalmente de algumas coisas. Um dia ainda aprendo. Preciso reler este livrinho aí do começo pois ele fala exatamente disso.

Enfim, pude brincar com meus filhos por mais tempo e pude pensar um pouco mais sobre a vida. Algumas indefinições ainda estão presentes, mas não poderia resolver o que fazer nos meus próximos 70 anos em apenas 6 meses.

De qualquer forma já sinto que está na hora de encontrar algo legal, para ajudar pessoas legais a garantir o sucesso de uma empresa legal.

Tags:

1 Response to "Fim do período sabático"

Pra vc meu amigo, eu desejo todo sucesso possível! Vc realmente fez e faz sua parte, portanto a conspiração do universo será toda a seu favor.
Vai lá e arrasa hein!!!…

Deixe um comentário

Visitantes

Categorias

Blog Stats

  • 20,236 hits

RSS ePeople

Do Dicas e Fatos

Dicas e Fatos - Meu dinheiro Dicas e Fatos - Meu computador

AlessandroGon

