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Será que o Palmeiras é um concorrente do Corinthians? E será que a camisa oficial é o maior produto da equipe? Provavelmente este seja o pensamento de muita gente, torcedores ou profissionais do esporte e isso pode até ser verdade em determinados momentos, mas nem sempre!

O que podemos observar é que pro Corinthians, o Palmeiras ou qualquer outra equipe são na realidade parceiros de negócios e não concorrentes, afinal não acho que nosso cliente (torcedor) irá procurar o produto deles, mesmo quando o nosso não o satisfizer.

Na verdade, nosso grande produto é o jogo, e nossos produtos mais valiosos são justamente os jogos contra Palmeiras, São Paulo, Santos e outras grandes equipes. Por isso são parceiros de negócios, pois estes são os jogos que valem muito, estes são os jogos que a TV e o público querem e farão questão de pagar por ele.

Já podemos dizer então que a TV também é um dos nossos clientes, afinal ela também paga pelo nosso produto, que é o nosso jogo e o nosso time. E é por esse produto que precisamos trabalhar para que seja sempre o melhor possível. É o bom jogo que trará receita pois atrairá nosso cliente, a TV, o público e até o nosso patrocinador, que pode também ser visto como cliente nesta concepção.

Se pensarmos nas empresas tradicionais, pra Coca-Cola o fim da Pepsi poderia ser algo muito bom, porém pro Corinthians o fim de alguma outra grande equipe seria péssimo pois perderíamos um dos nossos melhores produtos.

Então quem é nosso concorrente? Nosso cliente pode não deixar de ir ao nosso jogo para ir ao do adversário, porém ele deixa de ir ao nosso jogo para ir ao cinema, ao parque, à praia ou a qualquer outro lugar. Ele deixa de assistir nosso jogo para ver um filme ou um programa qualquer. Então estes são os nossos verdadeiros concorrentes, os cinemas, os parques, os filmes, etc, ou seja, qualquer outra atividade relacionada ao entretenimento. Devemos fazer com que nossos jogos sejam mais atraentes do que outras atividades, devemos levar um espetáculo real ao nosso público, devemos fazer com que a TV precise nos pagar bem pois nosso evento é mais atrativo que os demais programas. E então nosso patrocinador também irá pagar mais por ele.

Apesar destas peculiaridades do esporte, por outro lado podemos ver muita semelhança com uma empresa tradicional quando analisamos a forma de administração. Mesmo assim, ainda é comum o pensamento de que “no futebol é diferente”. Realmente é diferente, porém tão diferente quanto uma fábrica de sabonetes é de um banco. Tão diferente quanto a financeira é de uma concessionária de automóveis. E boas práticas de gestão são sempre bem vindas a qualquer uma destas empresas, incluindo o futebol. É natural que devamos considerar as particularidades de cada atividade, e adaptar nossos métodos a cada instituição, respeitando inclusive a cultura vigente, porém não serão as diferenças limitantes à realização de um bom trabalho.

O que importa é que saibamos realmente definir nossos objetivos, que possamos manter um equilíbrio financeiro com uma equipe de desempenho estável e suficiente para mantê-la sempre bem classificada, e então, com um bom trabalho e profissionais motivados, teremos como consequência algumas novas conquistas de títulos, o que só ajudará a valorizar ainda mais nosso produto.

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